BOTAFOGO FR -escudos (15)

Botafogo – poemas

O Botafogo é bem mais que um clube – é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus.
(Armando Nogueira)

O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha? O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal? O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?
(Vinícius de Moraes)

Sabe de uma coisa? Eu não gosto de futebol, gosto é do Botafogo
(Lúcio Rangel, jornalista)

Não me separo nunca de minhas fotos com a camisa do Botafogo.
(Cetale, ex-zagueiro, em entrevista em 2008, quase 50 anos após deixar o clube)

Assim é o botafoguense. Ele não sofre, se purifica. Os invejosos desafiam, dizem que nós somos poucos. Equívoco; Somos relíquias. E preciosidade não se encontra às pencas no boteco da esquina.(Autoria desconhecida)

Ser Botafogo é escolher um destino e dedicar-se a ele. Não se pode ser Botafogo como se é outro clube: você tem que ser de corpo e alma.
(Mário Filho, jornalista brasileiro)

A paixão da minha vida desde que me entendo de gente, é o Botafogo. É uma das razões do meu existir. Por ele, até morrer, me alegrarei nas vitórias e chorarei suas derrotas. Esse amor é eterno”.
(C.Pereira jornalista e Botafoguense)

“Camisa do Botafogo não se veste. tem-se a honra”

Tenho pena daqueles que, por infelicidade do destino ou desvio de caráter, não são como nós, Botafoguenses…Deve ser muito triste!
(João Moreira Salles, cineasta e um apaixonado pelo Botafogo)

…No Rio, a formação da identidade passa, também, pela eleição de um time de futebol. O poeta, fiel à sua infância, escolhe o Botafogo Futebol Clube. Não freqüenta os estádios. Não lê o noticiário. Não ouve as transmissões pelo rádio. Mas, se perguntarem seu time, afirma: “Botafogo”. Não se trata de uma paixão, mas de uma senha para a cidadania
(Vinicius de Moraes)

Torcer por time de massa é como ler apenas best seller…Deus nos livre desse pesadelo! Jamais seremos Sidney Sheldon! Somos mais refinados. Às vezes somos Kafka, às vezes somos Borges e, por outra nos transformamos num soneto de amor do Vinícius…Aprendemos que a agonia sempre aumenta o êxtase.
(João Moreira Salles, cineasta e um apaixonado pelo Botafogo)

“Eu amo o Botafogo. Parece simplista demais eu dizer isso, mas não há outra forma de expressar todo o meu amor pelo Glorioso, sabes?…Agradeço todos os dias à DEUS por adorá-lo, mesmo que nas horas derrotas, eu fique em frangalhos e sem forças para parar de chorar… Há momentos que peço perdão à DEUS por deixar de amar as pessoas por causa do Botafogo!!! Já tentei antes, mas sabedor que jamais conseguiria…O Botafogo é tudo pra mim e sem ele, nem sei se conseguiria sobreviver a tanta dor que trago de lutas ao longo pela vida. (Johnny Di Botafogo)

“Quando as perguntas me perguntam o que faço, apenas respondo: _ Sou BOTAFOGUENSE. Nas horas vagas, eu trabalho!! (Johnny Di Botafogo)

“Quando o Botafogo ganha, a alegria vem com uma intensidade muito maior do que a dos outros times. Foi assim em 1989, quando o Rio viveu uma explosão de alegria que só se compara, em intensidade, à tristeza com a perda da Copa de 1982.”
(João Moreira Salles, cineasta e um apaixonado pelo Botafogo)

“É fácil torcer pelo flamengo, pertencer à maioria. Ser Botafogo, não: desde a escola, é uma afirmação de identidade. Significa ter opinião própria, não seguir a moda. Por isso, acho que o torcedor do Botafogo é um torcedor de fibra moral. Ser botafoguense te ensina muitas coisas a respeito da vida”
(João Moreira Salles, cineasta e um apaixonado pelo Botafogo)

“Gosto de muitas coisas na vida. Mas, das coisas que eu gosto muito, a que eu mais gosto é o Botafogo”
(João Moreira Salles, cineasta e um apaixonado pelo Botafogo)

“A gente não banaliza a vitória; a vitória é uma coisa muito rara – e, quando ela acontece, eu duvido que alguém sinta a alegria de um botafoguense. A felicidade que eu senti quando o Botafogo foi campeão em 89, depois de 21 anos, eu duvido que algum torcedor de futebol sinta igual. Isso justifica minha paixão pelo time pelo resto da vida, mesmo que ele nunca mais ganhe nada.”
(João Moreira Salles, cineasta e um apaixonado pelo Botafogo)

“Eu seria Botafogo mesmo se ele não existisse”
(Lorismario Simonassi, cientista, Goiânia-GO)

” O lindo de jogar no Botafogo é que nunca é fácil, é sempre sofrido. Só quem está aqui sabe o que é jogar no Botafogo.” (Loco Abreu, capitão e atacante do Botafogo- 22.01.2012)

” O lindo de jogar no Botafogo é que nunca é fácil, é sempre sofrido. Só quem está aqui sabe o que é jogar no Botafogo.”

” O lindo de jogar no Botafogo é que nunca é fácil, é sempre sofrido. Só quem está aqui sabe o que é jogar no Botafogo.”

“No Botafogo há dois tipos peculiares de torcedores, diferenças ainda mais marcantes nos dias de hoje. Temos aquele descrito há várias décadas pelo Nelson Rodrigues, que faz o tipo praguejante, ranzinza e que vê defeito em tudo. Atualmente este perfil de botafoguense é o que vaia alguns jogadores, técnicos e diretores, seja no estádio ou nas redes sociais de hoje em dia. O outro tipo é aquele de alto astral, que só pensa em levantar o time, torcendo, gritando e aplaudindo qualquer um que envergue a nossa camisa alvinegra (conheço muitos assim e que nem por isso deixam de reconhecer falhas, defeitos e ruindades de certos jogadores, mas que são incapazes de vaiar com a bola em jogo). Eu tenho amigos botafoguenses que são de ambos os tipos “

( Dr, Humberto Ccottas, médico e conselheiro do clube)

About these ads

8 comentários sobre “Botafogo – poemas

  1. “Assim é o botafoguense. Ele não sofre, se purifica. Os invejosos desafiam, dizem que nós somos poucos. Equívoco; Somos relíquias. E preciosidade não se encontra às pencas no boteco da esquina.(Autoria desconhecida)”

    Pelas características, parece ser de Armando Nogueira.

    Curtido por 1 pessoa

  2. ” Ser flamenguista é banal, é nascer em uma familha de flamenguistas e simplesmente dar continuidade ao mesmismo. SER BOTAFOGUENSE É DIVINO, MARAVILHOSO, NASCE COM A LUZ BRILHANTE DA NOSSA ESTRELA SOLITÁRIA, DENTRO DE UMA FAMILHA DE FLAMENGUISTA, QUEBRA A CONTINUIDADE E MOSTRA QUE BOTAFOGUENSE JA NASCE BOTAFOGUENSE, NÃO É MODISMO, É PAIXÃO É AMOR, ESTÁ NO DNA É QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE. SER BOTAFOGUENSE É SABER QUE A ESTRELA QUE TEM QUE BRILHAR É A SOLITÁRIA OU SEJA A NAÇÃO ALVINEGRA. O BOTAFOGO É ASSIM ” AME-O OU DEIXE-O”

    Curtir

  3. ” Ser flamenguista é banal, é nascer em uma família de flamenguistas e simplesmente
    dar continuidade ao mesmismo. SER BOTAFOGUENSE É DIVINO, MARAVILHOSO, NASCE COM A LUZ BRILHANTE DA NOSSA ESTRELA SOLITÁRIA, DENTRO DE UMA FAMÍLIA DE FLAMENGUISTA, QUEBRA A CONTINUIDADE E MOSTRA QUE BOTAFOGUENSE JÁ NASCE BOTAFOGUENSE, NÃO É MODISMO, É PAIXÃO É AMOR, ESTÁ NO DNA É QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE. SER BOTAFOGUENSE É SABER QUE A ESTRELA QUE TEM QUE BRILHAR É A SOLITÁRIA OU SEJA A NAÇÃO ALVINEGRA. O BOTAFOGO É ASSIM ” AME-O OU DEIXE-O”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s